28 outubro 2009

Covers e mais covers

Fazer cover de outro artista é uma coisa que toda banda ou artista solo já fez, faz ou vai fazer, não tem como negar, seja por falta de originalidade, ganhar dinheiro as custas do sucesso de outro, ou mesmo para fazer uma homenagem, as covers estão aí. Veja agora alguns tipos de covers:

Covers que ficam melhores que a original:

Beatles X Joe Cocker

"With a little help from my friends" 



Talvez para os fãs de Beatles eu esteja cometendo uma heresia, mas calma, eu também sou fã do quarteto de Liverpool........no entanto não dá pra negar que a versão cantada por Joe Cocker no festival de Woodstock em 1969 é melhor que a original gravada em 1967. Se a original, cantada por Ringo Star era uma melodia alegre e simpática, a versão de Joe Cocker é um blues carregado de energia na voz e guitarras, e ainda se tornou música tema da série "Anos Incríveis", lembra?

A original:


A cover:



Covers que ficam piores que a original:

The Who X Limp Bizkit

 A banda inglesa The Who gravou a música "Behind Blue Eyes" em1971, já os americanos do Limp Bizkit regravaram a música em 2003.........a música ficou ruim pra cacete, vários motivos contribuiram para isso: a cover não tem nada ver com o estilo musical que o Limp Biszkit teve durante toda a carreira, eles ainda cortaram uma parte da música original (a parte mais legal, na minha opnião), e por fim, a letra da música perdeu todo o sentido, já que o vocalista do The Who, Roger Daltrey, tem olhos azuis.......e Fred Durst, não. "Behind Blue Eyes" = "Por trás dos olhos azuis".


A original:



A cover:



Covers que ficam muito diferentes da versão original:

Johnny Cash X Nine Inch Nails e Soundgarden



Em seu último disco antes de morrer, Johnny Cash gravou várias covers de outros artistas, e fez um bom trabalho, principalmente porque ele não apenas regravou as canções, Cash fez versões das músicas, mudando completamente os arranjos e as transformando em músicas totalmente diferentes das versões originais. Aqui estão dois exemplos que dispensam qualquer comentário, apenas escute as versões originais e as covers e tire suas próprias conclusões:

A original:



A cover:


A original:


A cover:



covers que são lançadas antes da original

Roy Orbison X Cindy Lauper


Esse talvez seja o único caso em que a cover foi lançada antes da versão original. Como isso é possível? Eu explico:
A canção "I drove all night" foi gravada por Roy Orbison, porém ficou um bom tempo guardada.........Cindy Lauper então gravou a canção e a lançou como single.Porém, pouco tempo depois, lançaram a tal música de Roy Orbison. Por isso, muitos pensam que a original é a cover e a cover é a original!

A original:



A cover:




Versão Brasileira Herbert Richers


Uma coisa que diferencia os artistas brasileiros dos demais é que não satisfeitos em fazer covers de outro artistas brazucas, vez ou outra eles decidem pegar uma música internacional e fazer uma versão em portugues, aí o estrago tá feito!
Como não é possível traduzir a música ao pé da letra, eles acabam adaptando, mundando totalmente a letra da música, aproveitando apenas a melodia original........essa experiência quase sempre resulta em algo de gosto duvidoso, aqui estão alguns exemplos disso:

Astronauta de Mármore (Nenhum de Nós)
A música original é "Starman" de David Bowie, aqui no Brasil acabou virando "Astronauta de Mármore", e foi um dos maiores hits da banda, no entanto, a letra não tem nada a ver com o título nem com a versão original de Bowie.

A original:


A cover:


Kiko Zambianchi (Hey Jude)
A clássica canção dos Beatles foi regravada por Kiko Zambianchi, segundo o próprio ele foi obrigado pela gravadora a fazer a versão para a trilha da novela "Top Model", a versão não é ruim, mas é longe de ser boa, realmente não precisava....

A original:


A cover:



Rita Lee! Que porra é essa?!!!!!

Tudo bem, ela é a eterna rainha do rock, tem crédito e tudo mais. Fez belas versões dos Beatles, mas na sua última versão, ela realmente errou a mão feio! O que era "I wanna hold your hand" se transformou num forró capaz de fazer John Lennon e George Harrison se revirarem no caixão. "O bode e a cabra"

Aviso: Se você não gosta de sentir vergonha alheia, não escute a versão de Rita Lee!

A original:


A cover:



Só informando que eu não sou nenhum crítico musical, eu apenas sou como 99,9% da população mundial: adoro dar pitaco sobre coisas irrelevantes!

Essas foram as minhas opiniões, você pode se sentir livre para discordar.......afinal já dizia o ditado:
"Opinião é igual cu, cada um tem o seu"
E com certeza você deve dar muito sua opinião por aí, não é mesmo? ( brincadeirinha!)

6 comentários:

Esther cyrraia disse...

bem, se eu dou minha opiniao por aí nao quer dizer que eu de tb o meu orificio pregueado! rsrsrs mas vamos lá ao post acho que nao são covers primeiramente e sim versões né?? a da rita lee matando os beatles é Phodda mesmo!!! eu só conhecia aquela musica com a Cyndi Lauper mesmo e continuo preferindo ela mesmo, de resto concordo, e quer ver outro caso brazuca de se revirar no tumulo??? nelsom gonçalvez que gravou legiao urbana!! putz!!! apavorante!!!

iMarty Turbo disse...

nss, em vez dos covers fizessem as pessoas lembrarem do original,ou fazer uma homenagem sei la, isso ai [e só pra chama a atenção , pq alem de destrui a original, estraga a propria imagem

Tatiane Rosa disse...

Tem covers que atropelam a versão original,escutei um dia desses a banda paramore fazendo cover de I walk a line de Jhonny Cash nossa achei um desastre...Um cover que gostei foi lenine interpretado a música "Eu te amo calado" de Lulu Santos,nossa acho que foi até melhor que o original apesar de ser tbm uma bela música na voz de Lulu Santos,outro desastre tbm:Kelly Key cantando a versão de Sometimes de Britney Spears aff Maria isso sim que é destruição!!!!!!!

Sumie disse...

Tem uns que ficam bons,mas tem outros que são um puro desastre.

Babi \o/ disse...

É, realmente tem umas muito boas outras...nem tanto.
Tem também um cover que o Zeca Baleiro fez de Odair José [esqueci o nome da música, alguma coisa 'praça'] que ficou bem legal.
E também uma versão dos Beatles feita por Raul Seixas, 'Lucy in the sky with diamonds', que ficou 'você ainda pode sonhar', bem legal também. Inclusive depois foi re-regravada pelo Ira =]

nego nata disse...

Oi vi teu blog numa comunidade!
e achei muito legal! se puder da uma visitinha no meu blog! abraço http://nata.arteblog.com.br/

Related Posts with Thumbnails